top of page

Sua mente influencia o mundo?

Pesquisadores explicam que a energia que emitimos por meio dos nossos pensamentos é capaz de interferir em nossa saúde e transformar ambientes e relações.

Você provavelmente já ouvir falar em ‘Lei da atração’, que diz basicamente que atraímos aquilo que pensamos. O que para muita gente soa misticismo é, na verdade, a base de um conjunto de técnicas utilizadas por psicólogos, terapeutas e gestores para gerar mudança de comportamentos, atitudes e padrões de pensamentos: a Programação Neurolinguística (PNL). Para a PNL, corpo e mente formam um único sistema, assim o que conquistamos e desenvolvemos são, direta ou indiretamente, frutos dos nossos hábitos mentais.

Essa influência dos pensamentos em nossa saúde e dia a dia é evidente para muitos, mas você já considerou que eles também podem influenciar e transformar o ambiente que nos cerca? Mestres antigos afirmam há milênios: a mente pode influenciar a matéria. A ciência ainda busca provas, mas há pesquisadores interessados pelo tema. Aqui no Brasil, por exemplo, uma pesquisa de pós-doutorado vem sendo conduzida pelo físico-quântico Gabriel Guerrer, para investigar a capacidade da mente humana influenciar a matéria à distância.

Enquanto aguardamos o resultado da pesquisa, podemos avaliar uma experiência realizada pelo pesquisador japonês Masaru Emoto. Durante anos, Emoto fotografou microscopicamente inúmeros cristais d’água, a partir de uma técnica de congelamento das moléculas a uma temperatura específica. Antes do registro, a água era exposta a certas condições: palavras, músicas ou imagens. Amostras de água “energizadas” por palavras como amor, perdão e gratidão, teriam gerado cristais muito simétricos e belos. Já as amostras influenciadas por palavras negativas ou expressões como ódio, raiva e “vou te matar” geraram imagens difusas ou cristais distorcidos.

Para Emoto, o experimento, relatado no livro “As mensagens da água”, ilustra a natureza maleável da água, o quanto ela pode se modificar a partir da influência exercida sobre ela. Cabe então refletir: do que é constituído o corpo humano? Qual é elemento predominante na constituição de nosso planeta? Sabemos que tanto nosso corpo como a Terra têm 70% de água. Partindo das conclusões geradas pelo trabalho, poderíamos concluir que somos constantemente influenciados pelo ambiente e pessoas com quem convivemos, da mesma forma que exercemos também interferência sobre os mesmos.

O experimento é questionado por muitos cientistas, mas certas experiências comuns em nosso dia a dia são coerentes com tal visão. Quem gosta e cuida de plantas em casa, por exemplo, sabe que nem sempre sol e água bastam pra que elas cresçam e permaneçam cheias de vida. A “energia” do ambiente, o carinho no cuidado, e até uma conversa com a plantinha fazem toda diferença, não é mesmo? Em nossa dia a dia, por que há ambientes tão pesados, onde nos sentimos mal e lugares que nos trazem paz, tranquilidade? Que tipo de atividades são desenvolvidas nesses espaços? E quanto a pessoas que nos fazem sentir assim? Que tipo de pessoas são: o que pensam e dizem?

Observe a natureza, e tudo que está ao seu redor. Que fenômenos manifesta? Quais as possíveis semelhanças entre tais fenômenos externos e o estado interno do coração humano? Exercite-se constantemente a observar seus pensamentos, a refletir sobre seus atos e as consequências deles. Investigue a relação entre tais pensamentos e as ações. Observe-se. As possíveis interações entre mente e matéria ainda são tabu para ciência, mas podem, de diversas formas, serem vivenciadas e sentidas.

Em nosso próximo post apronfundaremos o tema, trazendo dicas e reflexões sobre como mudar seus pensamentos e, assim, ajudar o mundo.

Para saber mais:

Projeto Interações Mente-Matéria: http://gabrielguerrer.com/pesquisa

Documentário “Mensagens da Água”: https://www.youtube.com/watch?v=epoTVejvpEI

Livro:

Mensagens da Água, Masaru Emoto

 

Daiana Lopes é jornalista, especializada em Educação no Ensino Superior. Possui formações na área de Desenvolvimento Pessoal, com foco em consciência, autoconhecimento e espiritualidade.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page