top of page

Cultive em casa e consuma mais brotos comestíveis

Aprenda a germinar brotos e sementes como alfafa, feijão, girassol e bambu, de maneira fácil, e acrescente mais nutrientes e vitaminas na sua alimentação diária.

Os brotos, sementes e grãos germinados são alimentos extremamente nutritivos e benéficos à saúde. Para quem tem uma dieta vegetariana eles são essenciais, pois concentram muitas das vitaminas que o corpo necessita. Para obtê-los basta uma ação simples: as sementes germinadas são obtidas através do contato com água, do qual se forma uma pequena raiz. Os brotos são as sementes um pouco mais desenvolvidas, quando a raiz cresce e se formam as primeiras folhas.

As sementes germinadas podem ser feitas em casa e são geralmente consumidas em sucos e saladas; os brotos também podem ser feitos em casa, e são encontrados para a compra em diversas feiras e locais de venda de produtos frescos. Podem compor muitos pratos e receitas, como saladas, molhos, recheios de sanduíche, farofas frias, etc.

A única condição para o consumo do broto é ele estar in natura, sem ser cozido ou congelado. Sua duração é de aproximadamente 7 dias na geladeira. Existe uma grande diversidade de brotos disponíveis para o consumo: o broto de alfafa, broto de feijão, broto de girassol, broto de bambu, etc.

Confira algumas dicas para fazer em casa:

  1. Separe as sementes desejadas: gergelim, linhaça, girassol, alfafa, trevo, rabanete. Ou os grãos desejados: lentilha, aveia, ervilha, arroz, quinoa, trigo, etc.

  2. Coloque três colheres de sopa da semente ou grão desejado em um vidro limpo. Deixe-os de molho em água por uma noite inteira, com o vidro fechado por um tecido fino e elástico.

  3. No dia seguinte escorra a água através do tecido e lave as sementes, repetindo essa operação duas vezes ao dia. Deixe o vidro em posição inclinada e com a boca virada para baixo, em local arejado e com sombra. Em 48 horas os primeiros sinais de germinação podem aparecer.

  4. Já pode ir retirando aos poucos para comer e deixar crescendo até uma semana.

Para começar a fazer seus primeiros brotos, comece com lentilha ou ervilha inteira, eles brotam muito facilmente e ficam lindos.

Informações retiradas do site www.estilovegan.com.br.

 

​Maria Aparecida Rollof é formada em Engenharia Florestal pela UFPR e trabalha com artesanato, culinária vegana e consultoria em hortas urbanas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page