top of page

A influência do sono na saúde

Como ter bons hábitos alimentares e de relaxamento conduz ao equilíbrio energético.

Hoje em dia é muito comum as pessoas se queixarem de insônia e, quando procuram um médico, saem com prescrições de medicamentos que, na verdade, acabam por “desligar o cérebro” para não perceberem a noite passar. O sono é importante, pois é nessa fase do nosso dia que o organismo coloca “as coisas em ordem”. É durante o sono que repolarizamos e criamos substâncias para usar no dia seguinte.

Nosso cérebro funciona com substâncias estimulantes e inibidoras que estão em equilíbrio numa pessoa saudável. Se tivermos excesso de estimulantes, ficaremos inquietos, mas o mesmo acontece se tivermos falta de substâncias inibidoras. Pensamentos acelerados, tremores, taquicardia, palpitações, sensação de desespero, movimentos involuntários, etc.

Se passarmos uma noite mal dormida, podemos usar nossas reservas, mas diversas noites mal dormidas fazem com que as substâncias sejam pouco produzidas. Como ficaria uma pessoa sem estímulo para funcionar direito e sem substâncias que inibem o pensamento? Sim... parece que vai perder o controle. Eis a origem da depressão.

Atualmente, o recurso da medicina é fazer com que essas substâncias durem mais tempo em nosso organismo, o que faz melhorar os sintomas, mas é a cura? Não!

Para solucionarmos esse mal do século, devemos fornecer a matéria prima para que o corpo consiga produzir essas substâncias e dar as devidas condições para que haja o processo do sono e que “nossa fábrica” volte a produzir tudo em equilíbrio dinâmico.

Boa alimentação, rotinas de relaxamento, exercícios respiratórios com leves exercícios físicos são alguns caminhos para esse equilíbrio.

Logicamente não é uma regra absoluta para todos que sofrem desse tipo de mal, mas já conduz a uma idéia de que não podemos conduzir o tratamento passivamente, mas sim sermos o protagonista.

Tanto de nossas escolhas alimentares quanto de nossos comportamentos e, quando tudo falha, sim... podemos confiar em bons profissionais da saúde que nos conduzam para a recuperação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page