Técnicas para administrar sua mente

Algumas dicas simples para exercitar e cultivar o hábito de ter bons pensamentos e assim modificar nosso ambiente e administrar melhor nossa vida.

Os pensadores mais ilustres sabem que os pensamentos formam o nosso mundo e que a qualidade de vida se resume à riqueza de nossos pensamentos. Se desejamos viver uma vida serena e com mais significado, devemos produzir pensamentos serenos e com mais significado.

Os sábios dizem que uma pessoa normal tem cerca de 60 mil pensamentos por dia, e o mais surpreendente é que 99% desses pensamentos são iguais aos do dia anterior. Agora imaginemos que uma pessoa que cultiva em sua mente muitos pensamentos negativos irá repetí-los diariamente, poluindo sua rotina diária e atraindo coisas ruins para si. Ao passo que uma pessoa que cultiva pensamentos positivos, será agraciada com estas boas vibrações e energias no seu dia-a-dia.

A qualidade dos nossos pensamentos é determinada por nós mesmos, como um hábito. Em nossa vida, adquirimos diversos hábitos, que podem ser bons ou ruins, como por exemplo sorrir diariamente ou falar mal dos outros. Cultivar bons pensamentos nada mais é que criar este hábito, incorporando-o à rotina diária. Hábitos bons ou ruins podem ser adquiridos ou abandonados com algumas técnicas simples e um pouco de dedicação. Mas, como fazer isso?

Os sábios indianos dizem que não se pode apagar um mau hábito, entretanto é possível substituí-lo por um novo hábito, bom e saudável. Para isso, é preciso praticar este novo hábito diariamente por 21 dias seguidos. De acordo com estudiosos, este é o tempo necessário para se criar um novo caminho neuronal em nosso cérebro. A partir desse dia, um novo hábito é criado e você não sentirá esforço ao praticá-lo, pois ele fará parte de sua personalidade.

Uma das técnicas para dominar nossos pensamentos chama-se "Técnica do Pensamento Oposto". É algo muito simples de fazer e para realizá-la com sucesso deve-se primeiro refletir sobre nossos pensamentos diários (Em que estou pensando? Tenho pensamentos negativos, pessimistas? Quais são minhas preocupações?). Depois de fazer isso, já estamos prontos para iniciar: todas as vezes que aparecer um pensamento negativo ou pessimista em nossa mente, devemos substituí-lo imediatamente por um pensamento ou imagem positivos e alegres. Nos primeiros dias pode ser difícil, pois nós estamos acostumados com nosso mau hábito de pensar em coisas ruins, mas praticando essa técnica diariamente, em menos de 2 semanas observaremos resultados incríveis e os pensamentos positivos serão mais constantes em nossas mentes, nos trazendo energias mais harmoniosas e mais vitalidade. Após 21 dias de treinamento, os pensamentos positivos passarão por nossa mente de forma natural. Tente e usufrua dos benefícios desse bom hábito!

Outra técnica capaz de nos ajudar a controlar nossa mente se chama "O Coração da Rosa". Para realizá-la você necessita de uma rosa fresca, um ambiente tranqüilo e estar sozinho. Escolha um momento do seu dia em que não será interrompido e fique em um ambiente silencioso olhando para a rosa (pode deixá-la em um vaso com água). A rosa se assemelha à vida, que tem espinhos ao longo do caminho, mas para quem tem fé e persistência, consegue ultrapassar os espinhos e alcançar o coração da rosa, que é belo. Enquanto olha para a rosa, observe e dedique sua atenção para o coração da flor, observando sua cor, textura e fragrância. Elimine todos os pensamentos (bons ou ruins) de sua mente e preste atenção somente na flor. Praticar este exercício diariamente ajuda a treinar nossa mente e nos proporciona mais vitalidade, aumento de concentração e domínio completo sobre nossos pensamentos! Nos primeiros dias pode ser difícil ficar mais do que 5 minutos neste estado de concentração, mas após alguns dias você será capaz de ficar em torno de 20 minutos em plena meditação, sem distrações.

Fonte: "O monge que vendeu sua ferrari" Autor: Robin Sharma.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

cultivando sabedoria

O que você procura?
Nossos visitantes
Facebook           Contato

sitesementedobem@gmail.com

Curitiba - PR - Brasil