Vida sustentável: descarte correto de resíduos
Pequenas atitudes cotidianas podem contribuir e muito para uma vida mais harmônica e alinhada aos propósitos de bem-estar e sustentabilidade.

Comece sendo paciente com você mesmo. Em seguida seja cordial com os outros. Sorria e faça boas ações. Sempre há alguém para uma pequena ajuda. Agora pense em usar somente o necessário. Não precisamos comprar muitas coisas, pergunte-se antes de comprar: eu preciso disso?
Não desperdice comida, compre menos, prepare menos. Alimente-se de comida que nutre o corpo. Prepare seus próprios alimentos. Reflita que a água não é um recurso inesgotável. A água que usamos é a mesma da época dos "homens das cavernas".
Cuide do seu próprio lixo. É muito importante separar. Descarte nos locais corretos. Abaixo vão algumas dicas para o CORRETO DESCARTE DE RESÍDUOS, para que você comece a colaborar e fazer a diferença!
- Algumas redes de farmácias, como Droga Raia e Panvel, recebem remédios para descarte;
- Agulhas, seringas e todo tipo de objeto cortante devem ser levados para os locais de coleta de lixo tóxico;
- Pilhas e baterias podem ser levadas a alguns supermercados e bancos que têm locais de coleta;
- Sempre que você quebrar algum vidro, acondicione muito bem em latas ou qualquer tipo de pote que não possa escapar e cortar a pessoa que manusear, e não esqueça de colar um papel informando que ali tem vidro quebrado;
- Aqui em Curitiba temos coleta e locais que recebem todo tipo de resíduo, basta você acessar o site da prefeitura;
- Remédios e óleo usado podem ser deixados nos locais de coleta. Nunca jogue no esgoto, por pouco que seja, os danos são imensos;
- Móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados, brinquedos, utensílios de cozinha e outros sempre podem ajudar pessoas que necessitam. Você pode ligar e solicitar a retirada, certamente deixará alguém feliz. Mas sempre doe coisas em bom estado e limpas, nem sempre há pessoas para arrumar e lavar.
Veja alguns locais:
Associação Cristã de Assistência Social
Essas são apenas algumas dicas para facilitar a sua vida e colaborar com todos que fazem parte do nosso lar, este planeta Terra.
Maria Aparecida Rollof é formada em Engenharia Florestal pela UFPR e trabalha com artesanato, culinária vegana e consultoria em hortas urbanas