Conheça os benefícios da prática do Tai Chi Chuan

Esta milenar arte marcial chinesa traz melhorias para a circulação sanguínea, o equilíbrio energético do corpo e também contribui para a harmonização das emoções.

O Tai Chi Chuan é uma milenar arte marcial chinesa de inestimável valor para o ser humano e seus beneficios são inúmeros, a curto e longo prazo. É importante entender que a Medicina Tradicional Chinesa considera o ser humano como um todo interdependente, resultado dos seis estados mentais psicológicos e físicos que afetam seu equilíbrio dinâmico. Ou seja, ter um fluxo harmonioso de energia pelos meridianos (canais de energia do corpo) é um estado de saúde. Assim, o Tai Chi Chuan é um meio de estimular e manter esse fluxo harmonioso em nosso sistema, tanto o corpo quanto a mente.​ No nivel fisico, o Tai Chi Chuan trabalha a circulação sangüinea. Quando há obstrução da energia no corpo, uma doença já vai se caracterizando, se alojando no corpo, esperando um momento próprio para se revelar.

O Tai Chi Chuan leva à melhoria da circulação sangüínea nas veias e artérias, proporcionando assim condições para que esta energia mais útil circule pelo corpo. O primeiro passo para isso é aprender a alternar o peso em suas pernas, estimulando sua circulação de retorno. Outro ponto fundamental a ser considerado é o relaxamento da musculatura, especialmente de ombros e nuca, melhorando a circulação sangüínea para a cabeça e combatendo o estresse cotidiano, tão comum hoje em dia. Quando nos movimentamos no Tai Chi Chuan, vamos colocando todos os músculos e articulações para funcionar, aumentando nossa flexibilidade e, principalmente, fortalecendo a circulação do Sistema Nervoso Central, que flui por dentro de nossa coluna vertebral. Aliado a isso, vamos conseguindo, ao longo do tempo, melhorar nossa respiração, pois ela vai sendo guiada pelos movimentos suaves e circulares do Tai Chi Chuan, o que ocasiona uma melhor oxigenação do sangue e portanto maior vitalidade.​

Passando para os aspectos psicológicos e mentais, a prática do Tai Chi Chuan nos leva a um melhor controle das nossas emoções e a ter maior concentração. Os movimentos lentos e suaves do Tai Chi nos aproximam da compreensão da natureza, vamos pacientemente reconhecendo os ciclos da natureza e vamos entrando em harmonia com eles. Desenvolvemos observação e percepção, e então vamos nos aproximando mais da realidade dos fatos, ao invés de aumentar nossa ilusão. Mais confiantes em nós mesmos, acabamos por ser menos agressivos. Estando firme em nosso centro físico e psicológico podemos permanecer tranquilos mesmo em condições adversas.

O movimento e sua observância, sua paciência em deixá-lo se completar vai lhe dando consciência que há momentos de ação e outros de repouso. Há momentos de semear e outros de colheita. Momentos de falar e outros de escutar, expansão e recolhimento, Yang e Yin. Então, não há desperdício, mas sim acúmulo de energia. Isso resume-se em harmonia com as quatro estações, harmonia entre Céu e Terra em você. Quando estamos em paz, ela começa a irradiar para todos os que nos cercam, beneficiando não só a si, mas todas as pessoas e o meio ambiente.

Gostou? Você pode praticar com a gente! Mais informações aqui.

Liang Sheng Wei é taiwanês naturalizado brasileiro, professor de mandarim, pintura chinesa, caligrafia e Tai Chi Chuan.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

cultivando sabedoria

O que você procura?
Nossos visitantes
Facebook           Contato

sitesementedobem@gmail.com

Curitiba - PR - Brasil